Se você é pessimista, cuide-se!

Pessimismo pode levar à morte por doença no coração

Por: Maria Fernanda Garcia

Uma pesquisa realizada por cientistas da Finlândia e publicada na revista científica BMC Public Health revela que o pessimismo aumenta o risco de morte por doenças coronarianas. 

A pesquisa foi feita com 2.267 homens e mulheres de idades entre 52 e 76 anos, que foram acompanhados ao longo de 11 anos, na Finlândia. Os 121 que morreram de doenças coronarianas ao longo dos 11 anos de estudo eram mais pessimistas que os pacientes que sobreviveram. Entre os pacientes mais otimistas que a média, porém, não foi verificado nenhum efeito de proteção. A mortalidade entre eles seguiu os mesmos padrões das pessoas que estavam na média.

Considerando apenas os pessimistas, os 25% que estão no topo da escala de pessimismo têm 2,2 vezes mais chance de morrer de doenças coronarianas que os 25% cujo pessimismo é mais moderado. A pesquisa foi realizada no Departamento de Psiquiatria do Hospital Central Päijät-Häme, em Lahti.

O acompanhamento incluía dados sobre níveis de glicose no sangue, pressão sanguínea, uso de drogas contra hipertensão ou diabetes, diagnósticos de doença coronariana, e também reunia dados socioeconômicos, histórico psicossocial e informações sobre o estilo de vida.

Os questionários apresentados aos pacientes identificam com precisão quem poderia ser considerado otimista ou pessimista. Na definição dos cientistas, otimismo e pessimismo são definidos como a atitude de uma pessoa em relação a seu futuro, considerando se, de maneira geral, ela espera por um número maior de acontecimentos desejáveis ou indesejáveis.

Segundo a Sociedade Americana de Cardiologia, a doença coronariana é resultado da formação de placas de tecido fibroso e colesterol (arteriosclerose) que crescem e se acumulam na parede dos vasos sanguíneos, dificultando ou bloqueando a passagem do sangue e levando a problemas como angina e enfarte agudo no miocárdio.

As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).

“O alto nível de pessimismo já havia sido ligado anteriormente a fatores que afetam a saúde cardíaca, como inflamações, mas eram raros os dados sobre a conexão entre o risco de morte por doenças coronarianas e o pessimismo e o otimismo como traços de personalidade”, disse o autor principal do estudo, Mikko Pänkäläinen.

Os pacientes mais pessimistas apresentaram um risco maior de mortalidade por doenças coronarianas mesmo quando os dados foram ajustados estatisticamente para excluir a influência de fatores de risco psicológicos. Segundo Pänkäläinen, o estudo é o primeiro a examinar a mortalidade por doença coronariana em associação com o otimismo e o pessimismo como variáveis independentes. 

Fonte: http://observatorio3setor.com.br/noticias/pessimismo-pode-levar-morte-por-doenca-no-coracao/

BIGTheme.net • Free Website Templates - Downlaod Full Themes