Estimular a memória para prevenir a demência
Como treinar sua memória para prevenir a demência
Por Martin Garello
A memória pode ser treinada para minimizar o risco da temida demência na velhice. E esse "treinamento" não requer esforço sobre-humano. Os neurocientistas elaboraram um guia simples de 7 passos para manter a memória e a saúde do cérebro em dia.
Como manter sua memória afiada e evitar a demência
A maioria de nós ocasionalmente experimenta um "momento de velhice", um deslize, à medida que envelhecemos. Mas nem todos os problemas de memória são motivo de preocupação, e existem maneiras de lidar com esses irritantes "esquecimentos" cotidianos.
Embora esses lapsos de memória possam ser embaraçosos e estressantes, isso não significa que você sofrerá automaticamente de demência. No entanto, se esses momentos de esquecimento se tornarem mais frequentes ou graves, ou se afetarem sua vida diária (como esquecer de pagar várias contas ou tomar seus medicamentos), seu médico poderá recomendar uma avaliação neuropsicológica
Durante esta consulta, o especialista avalia sua memória e outras habilidades cognitivas, como atenção, função executiva, linguagem e habilidades visuais e espaciais.
Treine sua memória com o método DANCERS
Para treinar sua memória e prevenir ou retardar a doença de Alzheimer, a forma mais comum de demência, você pode adotar algumas estratégias simples de estilo de vida, reunidas sob a sigla DANCERS pelo Dr. James Ellison, ex-diretor do programa de psiquiatria geriátrica do Hospital McLean (Massachusetts), EUA).
1. Manejo de Doenças
Mantenha um peso saudável, não fume e controle a pressão arterial, o colesterol e a glicemia regularmente, a importância de evitar que doenças silenciosas avancem e se deteriorem em seu caminho é fundamental para evitar a demência e outras doenças.
2. Atividade física
Exercícios cardiovasculares ou aeróbicos e de resistência ajudam a oxigenar o sangue e melhorar a memória e o pensamento. Esses exercícios cardiovasculares incluem: caminhada, aparelho elíptico, subir escadas, correr, andar de bicicleta, dançar, nadar, caminhar, etc.
3. Nutrição para evitar a demência
As dietas DASH, MIND e mediterrânea se concentram em frutas e vegetais frescos, grãos integrais, carnes magras, peixes gordurosos e gorduras saudáveis, que demonstraram ter benefícios para a saúde do cérebro. Essas dietas também são eficazes para perda de peso e ajudam a prevenir doenças cardiovasculares.
4. Compromisso
Pesquisas mostram que existe uma forte ligação entre isolamento e declínio cognitivo. Qualquer tipo de envolvimento social é útil.
A qualidade do contato humano é muito importante na prevenção da doença de Alzheimer. É por isso que se recomenda evitar a solidão, cercar-se de pessoas alegres e otimistas, envolver-se em associações, em grupos de pessoas que tenham preocupações em comum, cultivar amizades.
5. Estimulação Cognitiva
Desafie seu cérebro regularmente. Quanto mais você usa, melhor sua memória, atenção, concentração, criatividade, orientação.
Algumas atividades nesse sentido são: pintar, modelar, completar quebra-cabeças, sudoku, quebra-cabeças, aprender uma língua estrangeira, xadrez, gamão, rummikub, jardinagem, ler em voz alta, montar quebra-cabeças, assistir filmes em outro idioma sem legendas, ler livros de literatura, que têm uma complexidade maior do que os romances clássicos, etc.
6. Relaxamento
O cérebro precisa constantemente de períodos de relaxamento para funcionar de forma otimizada. Exercícios de respiração profunda, ioga, meditação, leitura, natação são exemplos de atividades relaxantes que ajudam a desconectar o cérebro da agitação do dia a dia.
7. O Sono beneficia nossa memória
O sono é muito importante tanto para a saúde do cérebro quanto para a saúde geral. Para obter as 7-9 horas recomendadas de sono por noite, pratique uma "boa higiene do sono". Exemplos: estabeleça um horário de sono e cumpra-o, evite qualquer aparelho eletrônico pelo menos uma hora antes de dormir, pare de comer depois das 20h.
Todas essas atividades, bons hábitos e exercícios têm o objetivo de melhorar a memória e nossa função cognitiva, e podem ser realizadas diariamente sem nenhum efeito contraproducente.
Fonte: https://www.lavidalucida.com/como-entrenar-tu-memoria-para-prevenir-la-demencia.html?fbclid=IwAR3tI9k1nuE0cI4jfI0Fw6PMR6guwt76L8LWryBEYI96rH6OVnlif1ffC7k