Cartilha sobre relacionamentos abusivos
Cartilha Namoro Legal
Com o objetivo de discutir e trazer informações que ajudem a conscientizar jovens sobre o tema relacionamentos abusivos, o Ministério Público de São Paulo (MPSP) e a Microsoft lançam neste mês dos namorados a campanha #NamoroLegal. Idealizada pela promotora de Justiça Valéria Scarance, coordenadora do Núcleo de Gênero do MPSP, a ação reúne uma série de dicas para que adolescentes consigam identificar possíveis situações de abuso antes que se tornem violência física.
Além de uma cartilha reunindo as informações, o projeto tem como protagonista a MAIA (Minha Amiga Inteligência Artificial), uma assistente virtual desenvolvida pela Elo Group e Ilhasoft na plataforma de nuvem da Microsoft. A MAIA usará Inteligência Artificial para conversar sobre relacionamentos abusivos de uma forma leve e descontraída.
Toda a base de conhecimento da MAIA – as informações que ela acessa para poder interagir com as jovens – foi desenvolvida utilizando a cartilha do MPSP sobre relacionamentos abusivos. Após seu “nascimento” no dia dos namorados, 12 de junho, a MAIA entra em uma nova fase de construção coletiva, na qual a assistente poderá aprender e evoluir com base em feedbacks de garotas que poderão acessá-la em primeira mão.
O objetivo da campanha #NamoroLegal é conscientizar jovens sobre relacionamentos abusivos, dando dicas e ajudando-as a identificar se podem estar em uma situação desse tipo. Segundo a Pesquisa Visível e Invisível 2019, do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, as mulheres jovens são as que mais sofrem. No Brasil, somente em 2018, 42% das mulheres entre 16 e 24 anos sofreram experiências de assédio e violências física e psicológica. O projeto busca fomentar a discussão do empoderamento feminino e mostrar caminhos para que garotas jovens se sintam seguras em seus relacionamentos e saibam como sair deles caso não estejam saudáveis.
“Mesmo mulheres adultas, muitas vezes, só percebem que estão em uma relação abusiva quando já estão sofrendo muito, isoladas da família e amigos, afastadas do estudo, do trabalho e sem amor próprio. Para as garotas, pode ser ainda mais difícil identificar quando estão sofrendo abuso”, diz Valéria Scarance, coordenadora do Núcleo de Gênero do MPSP. “Relacionamentos fazem parte da vida, devem ser agradáveis e saudáveis, por isso é fundamental saber impor limites”, afirma.
A Inteligência Artificial entra no projeto como uma aliada para ajudar a esclarecer dúvidas sobre relacionamentos abusivos, sempre contando com os valiosos feedbacks das usuárias para poder aprender e evoluir nas respostas. O desenvolvimento da assistente virtual foi feito em parceria com a Elo Group, consultoria especializada em tecnologia, e com a Ilhasoft, empresa focada no desenvolvimento de chatbots e soluções de comunicação, colaboradoras pro bono do projeto.
“Queremos tornar a IA disponível para todos e fazer com que ela seja um instrumento para resolver alguns dos principais problemas que temos enquanto sociedade, inclusive em questões tão sensíveis quanto a conscientização sobre relacionamentos abusivos”, afirma Priscyla Laham, líder do comitê de diversidade e inclusão da Microsoft Brasil.
Em suas interações, a MAIA não solicitará nenhum tipo de identificação ou dados pessoais para as jovens. A anonimização das usuárias é uma premissa do projeto, e o conteúdo das conversas não será armazenado. A MAIA está hospedada na plataforma de nuvem da Microsoft e segue a política de privacidade da companhia.
Fonte: https://news.microsoft.com/pt-br/mpsp-e-microsoft-lancam-campanha-namorolegal-para-conscientizar-garotas-sobre-relacionamentos-abusivos/