O movimento e a saúde mental

 

TERAPIA DA DANÇA: O PODER DO MOVIMENTO NA SAÚDE MENTAL  

Criada no período Paleolítico, a dança é uma técnica de movimentação que percorre toda a nossa história. Presente nos rituais sagrados, ela se desenvolveu até os dias atuais e tornou-se não só uma estratégia de expressão corporal, como também de prazer para o concreto os nossos sentimentos e emoções. É por isso que muito se fala em terapia da dança, você já ouviu essa expressão?

Afinal, por ser uma atividade física democrática que permite a participação de diversos grupos sociais, a dança é uma excelente estratégia para melhorar a autoestima, potencializar o seu bem-estar ao ampliar suas técnicas de socialização e elevar a sua autoconfiança.

Diante de tantos benefícios, resolvemos compartilhar com você as principais informações sobre a terapia da dança, explorando o seu conceito e as melhores vantagens psicológicas que você conquista ao se entregar para os movimentos. Confira! 

O que é a terapia da dança?

Como você já deve imaginar, a terapia da dança nada mais é do que uma ferramenta terapêutica utilizada por psicólogos, psiquiatras e outros profissionais da saúde e da educação física que buscam melhorar a qualidade de vida dos seus pacientes e alunos. Assim, por meio dos movimentos realizados, é possível concentrar-se na conexão entre a mente e o corpo e liberar as tensões acumuladas.

Nesse sentido, fica muito fácil compreender que ela é uma terapia expressiva, não é mesmo? Afinal, é por meio da expressão corporal, dos detalhes dos movimentos e dos semblantes realizados que é possível consegue colocar para fora aquilo que está prejudicando o seu desenvolvimento pessoal — e isso acontece muitas vezes sem você perceber.

Indo um pouco mais além, essa técnica psicofísica consegue alinhar a emoção da música, o aprendizado de um ritmo novo e o conhecimento dos movimentos realizados. Isso tudo envolve a ativação de diversas funções importantes para o nosso desenvolvimento, como as memórias afetivas, a concentração e a atenção, a socialização e a cooperação.

Por consequência, a dança se relaciona diretamente com as nossas habilidades sociais e competências intrapessoais. Em outras palavras, ela permite que nós olhemos para aquilo que está nos incomodando de uma maneira lúdica e descontraída ao mesmo tempo que coloca o nosso corpo em ação e motiva a mudança. 

Como ela é aliada à saúde mental?

Como você já deve ter percebido, a dança é uma excelente aliada da saúde mental, garantindo uma melhora significativa em pacientes que apresentam quadros de depressão, ansiedade, estresse e transtornos psicológicos mais intensos. Afinal, ela permite que o praticante entre em contato com suas dificuldades, externalizando-as.

Que tal pensarmos em um exemplo prático para facilitar a compreensão? Em aulas de dança, é comum realizarmos pequenos exercícios para descontrair, não é mesmo? Assim, os alunos devem andar pela sala, olhar nos olhos dos outros colegas e realizar movimentos improvisados de acordo com a batida da música.

Assim, em um processo terapêutico, é possível utilizar músicas mais calmas ou agitadas que estimulem determinados sentimentos, como a tristeza. Assim, o aluno consegue expressar por meio do seu corpo e semblante o que está sentindo ao escutar aquela melodia. Em seguida, é apresentado uma música animada que remete a sensação de bem-estar.

Aos poucos, é possível perceber como o corpo reage às diferentes melodias e, é claro, como a mente se comporta ao escutar cada música. Isso promove um processo profundo de autoconhecimento que alivia os sintomas da depressão, ansiedade e estresse, já que o aluno consegue identificar o que está trazendo desconforto ao mesmo tempo que expressa tal incômodo por meio dos movimentos.

Além disso, para aqueles que se sentem desafiados a interagirem com outras pessoas, a dança terapêutica é uma excelente ferramenta para estimular as habilidades sociais. Isso porque é necessário trabalhar a sua vergonha e timidez para integrar o grupo, enfrentando momentos de frustração ao errar determinados passos sem perder de vista o apoio da equipe e dos coordenadores. 

Quais os benefícios da terapia da dança?

Até agora, você pôde conhecer o conceito de terapia da dança e a sua aliança com a saúde mental. Então, que tal descobrir quais são as vantagens dessa estratégia para o seu dia a dia? Afinal, é por meio dos ganhos físicos e psicológicos que ela se torna eficiente e consegue aprimorar a qualidade de vida de muitos praticantes.

No entanto, antes de aprofundar nos principais benefícios da técnica, é fundamental você ter em mente que a dança é utilizada nesse contexto como uma ferramenta terapêutica. Isso quer dizer que ela não é capaz de substituir a ciência, ou seja, é fundamental realizá-la como um complemento do atendimento psicoterápico.

Assim, é possível analisar as consequências positivas e negativas da prática no seu dia a dia e avaliar os seus pontos de crescimento ocasionados pela técnica. Então, sem mais enrolações, vamos conhecer quais são os principais benefícios da terapia da dança? Acompanhe! 

Melhora da socialização

Como você já deve imaginar, a dança é capaz de melhorar os recursos de socialização e comunicação, facilitando a expressão dos seus sentimentos e pensamentos de forma não violenta. Vale lembrar que essa atitude tem total relação com a melhora da autoestima e da autoconfiança que falaremos nos próximos tópicos.

Isso acontece não só em função da integração entre os alunos — que alivia os sintomas da solidão e da depressão —, como também das aulas de improvisação, as quais é necessário enfrentar a barreira da vergonha e da timidez para entregar-se à música e realizar os movimentos que o seu corpo deseja construir. 

Aumento da criatividade

No último tópico explicamos que a improvisação é uma excelente ferramenta para melhorar a socialização, acontece que ela não para por aí: essa técnica potencializa a sua criatividade e estimula as partes do seu cérebro que aprimoram a sua imaginação. Assim, você tem ganhos não só na área pessoal, como também na profissional. 

Nós explicamos: ao aprimorar a sua criatividade, é possível criar outras formas de trabalho na área da dança e expressão corporal e se destacar entre os seus colegas, garantindo outras oportunidades e conquistando uma vida mais estável e repleta de bem-estar. 

Elevação da autoestima

Não é nenhum mistério que a dança aumenta a autoestima, independentemente de ser utilizada como ferramenta terapêutica ou não. Isso acontece por três motivos principais: a melhora da socialização, o desenvolvimento de habilidades sociais e a ativação do sistema nervoso responsável pelo prazer.

É importante você ter em mente que o nosso corpo libera endorfina e serotonina ao alinhar determinado ritmo musical com uma coreografia, garantindo um momento descontraído e divertido. Isso eleva a sua sensação de bem-estar, prazer e motivação que não fica restrito somente aos momentos da dança. 

Desperta a consciência corporal

Você sabia que todas as modalidades de dança ensinam diversas técnicas de respiração para auxiliar os seus praticantes a terem mais fôlego durante os exercícios? Como consequência, os alunos tendem a perceberem a sua respiração ao longo do dia, identificando em quais momentos estão ansiosos ou relaxados.

Isso potencializa as ferramentas psicológicas de enfrentamento a situações adversas, como as crises de ansiedade. Nesse sentido, quando um dançarino está experienciando um momento difícil, pode aplicar as técnicas de respiração para tomar consciência do seu corpo e aliviar os sintomas do nervosismo, garantindo mais saúde e bem-estar. 

Aprimora a capacidade cognitiva e estimula a memória

Você lembra que comentamos sobre a ativação de uma série de neurônios e hormônios por meio da movimentação corporal? Pois é, ao mesmo tempo que você estimula a sua musculatura, também é possível exercitar grande parte do seu cérebro, afinal, é preciso sincronizar todos os movimentos com o ritmo da música e, é claro, dos seus colegas.

Assim, com o constante estímulo que o seu sistema nervoso recebe, é comum que a sua capacidade cognitiva seja aprimorada, bem como a memória fique fortalecida. Como consequência, além de você aprender e decorar as coreografias com mais facilidade, todos os outros aprendizados acontecem com maior naturalidade ao longo do seu dia.

Não há como negar: a terapia da dança é uma ferramenta poderosa de crescimento pessoal. Ao aliviar as nossas tensões diárias, aumentar a criatividade, elevar a autoestima e despertar a consciência corporal, ela consegue ressignificar as autoimagens prejudiciais que temos de nós mesmos, garantindo uma vida mais saudável e feliz. 

Para Saber Mais:

Bruna Martins Reis, Flávia Liberman e Sérgio Resende Carvalho - Das inquietações ao movimento: um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), a clínica e uma dança 

Fonte: https://blog.sodanca.com.br/terapia-da-danca/

BIGTheme.net • Free Website Templates - Downlaod Full Themes