Alimentos que melhoram nosso humor.

Estudos feitos nos últimos anos confirmaram que há uma ligação entre a ingestão de determinados alimentos e o fato de sentirmo-nos melhor, relaxados e até mesmo felizes com a produção de substâncias no cérebro que determinam o nosso estado de espírito, nosso desempenho e nosso comportamento. Segue abaixo uma lista de dez alimentos que melhoram nosso humor.

BANANA 

O estresse e falta de magnésio estão intimamente relacionados, é aconselhável a quem leva uma vida muito ocupada adicionar à sua dieta alimentos ricos em magnésio, como as bananas. Aumentar a ingestão de magnésio reduz a ansiedade e melhora o sono. Outras fontes de magnésio incluem nozes, legumes, verduras e gérmen de trigo. A banana contém açúcares (glicose e levulose), vitaminas B6 e C, ácido fólico e minerais tais como cálcio, fósforo, magnésio e potássio, e durante sua maturação é possível que o amido é transformado em frutose ou levulose, um açúcar simples que o corpo facilmente absorve. Contém fibra solúvel (pectina), uma gelatina especial que absorve água e promove o movimento do intestino, e devido ao seu baixo teor de sódio impede a retenção de líquidos. Contém carboidratos complexos que fornecem energia de longa duração para os atletas, crianças, idosos, enquanto a vitamina B6 está envolvida na síntese de dopamina, um neurotransmissor que influencia memória e bom humor. Os diabéticos devem consumir com moderação.

PERU 

Esta fonte de proteína com baixo teor de gordura é rica em tirosina, um aminoácido que aumenta a concentração de dopamina e noradrenalina que são hormônios que atuam no cérebro, e que aumentam a motivação, acelera os reflexos e aumenta a resistência organismo ao stress. Um sanduíche de peru, atum ou frango também são boas escolhas.

CARNE VERMELHA 

Um pouco de carne vermelha pode ser uma boa fonte de energia. Bastando cerca de 85 gramas por dia para aumentar consideravelmente a absorção de ferro. Abster-se de comer carne vermelha pode causar mais mal do que bem. As pessoas com um tipo de dieta para reduzir os níveis de colesterol no sangue correm o risco de ficar com deficiência de ferro, mineral que ajuda a transportar oxigênio para os tecidos e dar-lhes energia, e fadiga, portanto apresentar cansaço e fraqueza.

PIMENTAS 

É um dos alimentos mais ricos em vitamina C (a vermelha supera a verde  e os frutos cítricos), vitamina A (beta- caroteno e criptoxantina), E, B1, B2, B6, ácido fólico, fibras, magnésio, cobre, flavonóides e capsaicina. O licopeno é um carotenóide vermelho contido na pimenta vermelha, sendo melhor quando ingerido assado que frito pois aumentam suas calorias, além do que a vitamina C desaparece com o cozimento, é rico em antioxidantes. De acordo com estudos recentes a luteolina é um flavonóide presente no cérebro de pessoas idosas que pode mitigar e ajudar a combater a doença de Alzheimer, pesquisadores estudaram como age a luteolina em fagócitos microgliais que defendem o sistema nervoso central.

LARANJA 

Dois copos de 350 ml de suco de laranja fresco por dia é o suficiente para reduzir o nervosismo, mau humor e a depressão; uma leve falta de vitamina C, uma substância que promove a secreção de noradrenalina, pode provocar irritabilidade e depressão. Além disso, não comer alimentos ricos em vitamina C impede o organismo a absorver o ferro que necessita para combater a fadiga.

NOZES 

Devido ao tipo de solo em que crescem, as castanha do Brasil são ricas em selênio que, de acordo com algumas pesquisas está relacionada com o bom-humor. Outras fontes de selênio são peixes, frutos do mar, carne e pão integral. As nozes tem sido denominadas o medicamento natural para o coração e o mais antioxidante. Recomenda-se a ingestão de 3-4 a cada dia. Possuem alfa - linoleicos (34 %), alfa – linolênicos - omega 3 de origem vegetal (6,9 %), monoinsaturados (9,5 %), fibras, vitaminas E, B1, B2, B3, B6, ácido fólico, cálcio, magnésio, cobre, selênio, flavonoides (ácido elágico), fitosteróis, protegem contra doenças cardíacas, fluidificam o sangue, diminuem o LDL ou colesterol ruim e triglicérides, controlam a síndrome metabólica. Melhoram a capacidade de aprendizagem e os distúrbios de humor e a vitamina E protege contra a oxidação.  

PÃO INTEGRAL 

A maioria dos alimentos contêm um ou vários dos 20 aminoácidos 20 (que são os principais constituintes de proteínas tanto de origem animal e vegetal). Estas substâncias são responsáveis por levar mensagens para o cérebro. Comer algumas fatias de pão contribui para que "escutemos" a mensagem do aminoácido triptofano: "alegre-se". Uma vez no cérebro, o triptofano aumenta os níveis de serotonina, substância cerebral que acalma e levanta o humor. O segredo é comer pão antes de carne ou de queijo, que são ricos em proteínas, para que o triptofano chegue ao cérebro antes que os outros aminoácidos.

CHOCOLATE 

O melhor é o chocolate preto, o consumo de cerca de 30 gramas diárias ajuda a prevenir problemas cardiovasculares, baixam a pressão arterial. Contém vitamina E que possui efeito antioxidante e beneficia o sistema circulatório, fornece vitaminas do complexo B, muito potássio, cálcio, ferro e magnésio. O chocolate branco não leva cacau e por isso que dizemos que não é chocolate, ao leite leva uma parte de cacau. Cerca de 30 gramas são suficientes para favorecer a produção de endorfinas no cérebro, um produto químico que faz você se sentir bem, e libera o estresse e ativa a mente. Além disso, o cacau diminui a formação de radicais livres que causam câncer e envelhecimento prematuro.

ÁGUA 

É o principal componente do corpo humano e atinge 60 % nos adultos e 70 % em crianças e 40 % nos idosos, nosso cérebro é formado por 91 % de água. A leve desidratação é uma causa comum e muitas vezes despercebida de fadiga. Quando o corpo carece de fluidos, diminui o fluxo sanguíneo para os órgãos e função destes torna-se mais lento. Não beba somente quando tiver sede, a maioria dos adultos necessitam de oito a dez copos de água por dia. Refrigerantes, chás e café não substituem a água, pois eles podem ter efeitos diuréticos e aumentar a desidratação.

CAFÉ 

Beber uma xícara de café da manhã pode ser uma boa maneira de começar o dia, a cafeína de uma ou duas xícaras de café pode ajudar a limpar sua mente e fazer você se sentir com mais vigor por um período de até três horas. Alguns pesquisadores acreditam que a cafeína produz um ligeiro e passageiro aumento da pressão arterial, e que inibe a atividade dos hormônios que nos dão sono. Não exagere pois tomar mais do que duas ou três xícaras por dia pode causar irritabilidade e nervosismo.

Fontes: 

http://www.nutritelia.com/12-alimentos-para-un-cerebro-activo/ 

http://www.obesidad.net/spanish2002/default.htm

BIGTheme.net • Free Website Templates - Downlaod Full Themes