Quem são os profissionais da área "psi"?
Existe uma frequente confusão para explicar o trabalho dos profissionais da área "psi" dentro da saúde mental, saiba a diferença entre o psicólogo, o psiquiatra, o psicanalista e o psicoterapeuta.
O Psicólogo Clínico
O psicólogo é um profissional da saúde que fez uma formação em Psicologia e tem capacitação no estudo dos processos mentais nas dimensões: cognitiva, afetiva e comportamental, podendo ou não ter seguido com uma pós-graduação, cursos de especialização ou aprimoramento em algum dos ramos da Psicologia. Com técnicas e exercícios ele está preparado a reabilitar comportamentos, pensamentos ou emoções disfuncionais e modificar todas essas variáveis psicológicas que podem influenciar a manutenção doença mental. Além disso analisa também o ambiente social e emocional do paciente, na intenção de eliminar todas as variáveis ambientais que podem promover ou manter a patologia apresentada. Caso queira ele pode vir a tornar-se um psicanalista. O psicólogo é o único profissional qualificado para administrar testes psicométricos para determinar a capacidade intelectual, o tipo de personalidade, e diagnóstico de diferentes transtornos psicopatológicos. Tem seus direitos defendidos por um conselho de classe, o CRP.
O Psiquiatra
O psiquiatra é o profissional da saúde que em sua formação primeiramente cursou uma faculdade de medicina que durou seis anos, depois foi para um hospital como um médico residente especializado em psiquiatria por dois anos, e ao final desse período, obteve o título de médico psiquiatra. O psiquiatra é responsável por diagnosticar e tratar a doença mental, abordando principalmente a parte fisiológica, prescrevendo medicamentos ou alguma intervenção médica necessária para equilibrar a bioquímica e fisiologia do cérebro, levando em conta as variáveis psicológicas que devem ser abordadas para a restauração completa do paciente. Caso queira possui habilitação para se tornar um psicanalista ou psicoterapeuta. O psiquiatra é o único profissional que pode prescrever medicamentos ou fornecer guias para exames. Tem seus direitos defendidos por um conselho de classe, o CRM.
O Psicanalista
O psicanalista, pode ser ou não um psicólogo ou psiquiatra, é um profissional que tem uma formação em Psicanálise, passando por uma análise pessoal, estudo da teoria e supervisão com um psicanalista mais experiente. A formação psicanalítica é extra oficial e independente da formação universitária, porém não menos rigorosa. O psicanalista se utiliza de um método e uma técnica especificas e distintas das teorias psicológicas. A nível jurídico não há nenhum reconhecimento específico para a certificação de psicanalista, não existindo, assim, um conselho de classe, além de não ser reconhecida como profissão em território nacional.
O Psicoterapeuta
É muito importante deixar claro que um psicoterapeuta deve ter feito um curso de especialização em alguma instituição reconhecida, pois nem todo o profissional que se denomina psicoterapeuta necessariamente cursou uma faculdade de psicologia. A psicoterapia é composta por um conjunto de conhecimentos, técnicas e métodos usados para auxiliar o paciente a descobrir-se a si mesmos e iniciar um processo de reestruturação com vistas a melhorar sua qualidade de vida e suas relações interpessoais. Os psicoterapeutas podem ter formação em vários enfoques terapêuticos, como exemplos podemos citar entre outras a Programação Neuro Linguistica (PNL), a Análise Transacional (AT), a Terapia Narrativa e a Hipnose.
A abordagem interdisciplinar
Devido à complexidade do funcionamento mental e as múltiplas variáveis - biológicas, psicológicas e sociais - que influenciam a origem e manutenção de problemas mentais, é sempre aconselhável que se utilize uma abordagem interdisciplinar no tratamento delas, acontecendo muitas vezes de o psiquiatra e o psicólogo clínico ou o psicanalista trabalharem em conjunto para oferecer um tratamento abrangente para o problema apresentado.