A logoterapia e o sentido para a vida

   

O médico que prescrevia o sentido da vida a seus pacientes 

Ansioso? O Dr. Frankl sugeriria que você tivesse uma visão diferente das coisas. 

Não ter uma vida significativa pode ser terrível, e um psicólogo pensou que era a causa de muitas neuroses. 

Suas idéias se tornaram Logoterapia, que se concentra na necessidade de uma vida significativa e mostrou sucesso em muitas áreas.

Muitos estudos concordam que levar uma vida significativa tem benefícios tangíveis e falta de significado pode levar a problemas.

Muitas pessoas lutam com a questão de qual é o significado que tem a vida. O medo que pode acompanhar a falta de significado é bem conhecido, mas para onde ir quando você não consegue encontrar um propósito, muitas vezes permanece obscuro.

Então, há Viktor Frankl, e sua escola de psicologia é baseada em encontrar o significado da sua vida. 

A busca do homem pelo significado

Viktor Frankl era um psicólogo austríaco conhecido por seu sistema de psicoterapia conhecido como Logoterapia. Como ele explicou em seu livro Man’s Search for Meaning, muitas das idéias-chave nasceram de seu tempo em campos de concentração nazistas. Ele observou como seus companheiros de prisão lidavam com as atrocidades nazistas; essas observações formaram a base para suas teorias.

Frankl sugeriu que uma “vontade de sentido” existe em todos nós e afeta nosso comportamento e saúde mental. Ter isso significa que o que realmente queremos na vida é dar um sentido ao que estamos fazendo e experimentando. Se não o fizermos, provavelmente começaremos a apresentar sintomas de depressão, ansiedade e neurose. Ao encontrar significado, podemos funcionar plenamente como pessoas e lidar com o que a vida nos trouxer.

Logoterapia foi projetada para ajudar as pessoas a lidar com o problema de encontrar significado e tinha um quadro teórico sólido para orientá-lo. Frankl assumiu que a vida tinha um valor inerente e que valeu a pena vivê-la, que temos uma vontade de um significado que devemos encarar, que temos a liberdade de encontrar sentido em todos os momentos e que as pessoas não apenas tinham mente e corpo. mas um “espírito”. “Essa era a nossa verdadeira essência única, que também tinha que ser considerada.

Nas sessões, Frankl conversava com seus pacientes para ajudar a guiá-los em um caminho de autodescoberta. Também ajudava as pessoas a confrontar diretamente seus medos como uma maneira de superá-los e encorajava as pessoas a verem problemas em contextos maiores, afastando-os da angústia da auto-absorção.

As idéias fundamentais da escola são evidentes em um trecho famoso de seu livro que se refere a um viúvo angustiado:

“Uma vez, um médico idoso me consultou por causa de sua grave depressão. Ele não conseguia superar a perda de sua esposa que havia morrido dois anos antes e a quem ele amava acima de tudo. Agora, como posso ajudá-lo? O que devo fazer? Bem, eu me abstive de dizer qualquer coisa, mas em vez disso o confrontei com a pergunta: “O que teria acontecido, doutor, se você tivesse morrido primeiro, e sua esposa é que tivesse que sobreviver a você?” “Oh”, disse ele, “para ela isso teria sido terrível; como ela teria sofrido!” Ao que respondi: “Veja, doutor, tal sofrimento foi poupado a ela, e foi você quem a poupou desse sofrimento – e este sacrifício é o preço que agora você tem que pagar, que é o de sobreviver para lamentar.” Ele não disse nenhuma palavra, mas apertou minha mão e calmamente saiu do meu escritório. De alguma forma, o sofrimento deixa de ser dolorido no momento em que encontra um significado, como o significado de um sacrifício “.

Os vários benefícios de ter significado em sua vida são bem conhecidos. As pessoas que sentem que suas vidas têm um significado tendem a ser mais saudáveis , mais felizes , envelhecem melhor e geralmente têm um tempo melhor do que as pessoas que não o têm.

Em relação à logoterapia, um estudo geral da pesquisa existente mostrou que é um método eficaz para tratar problemas comuns, como depressão e ansiedade. Ele também se mostrou promissor em termos de aconselhamento matrimonial, cuidados paliativos, lidar com o desgaste do trabalho, síndrome do ninho vazio e é relacionado à maior expectativa de vida em pacientes com câncer. 

Embora nunca tenha sido planejado para tratar a psicose grave, ela também tem sido usada para ajudar pessoas com essas condições com algum grau de sucesso.

Como alguém pode fazer no seu dia a dia para encontrar significado?

Frankl nos deu três sugestões em seu livro:

“Podemos descobrir esse significado na vida de três maneiras diferentes:

1- Desenvolvendo algum trabalho ou realizando uma ação

2- Experimentando algo ou encontrando alguém

3- Pela atitude que tomamos em relação ao sofrimento inevitável “.

Ele também nos lembra que a vida não é justa, aliás, pode ser muito ruím às vezes. Nestes casos, a atitude pode ser tudo:

“Quando não formos mais capazes de mudar uma situação – basta pensar em uma doença incurável como o câncer inoperável – somos desafiados a mudar a nós mesmos”.

Ele não está encorajando o sofrimento por si mesmo; Mais tarde, ele esclareceu que a opção três se aplica apenas quando as primeiras opções estão indisponíveis.

Quais são as críticas a essa escola?

Existem alguns problemas com a Logoterapia que foram apontados por outros psicólogos existenciais.

O mais notável foi as tendências autoritárias de Frankl ao conduzir sessões de terapia. O psicólogo Rollo May explicou em seu livro Existential Psychology, a terapia de Frankl chegou perigosamente perto do autoritarismo porque:

“… parece haver soluções claras para todos os problemas, o que desmente a complexidade da vida real. Parece que, se o paciente não consegue encontrar o seu objetivo, Frankl lhe fornece um. Isso parece assumir a responsabilidade dos pacientes e… diminuir o paciente como pessoa “.

Em outro caso, May comparou o tratamento de Frankl de um paciente com esquizofrenia como tendo “o mesmo caráter autoritário que a religião fundamentalista”. Se esses problemas foram problemas com a Logoterapia em si ou com a aplicação de Frankl de suas teorias, como ele foi dito ter sido arrogante ao falar com os pacientes, é uma questão não resolvida.

Uma coisa é clara, porém, se você não tivesse sentido em sua vida, o Dr. Frankl daria a você. Até mesmo a famosa história sobre o viúvo assume um novo tom à luz dessa crítica. É irônico quando você pensa sobre isso – lembre-se onde Frankl disse que ele estava quando ele veio com algumas dessas idéias. 

Este sistema ainda está em uso?

Digamos que ainda vive em espírito, se não em nome. A Meaning Therapy, uma escola recentemente desenvolvida que ajuda as pessoas a trabalharem em prol da auto transcendência como uma solução para vários problemas, foi diretamente influenciada pelo pensamento de Frankl. Os elementos da Logoterapia também encontraram seu caminho na terapia cognitivo-comportamental (TCC) e na terapia de aceitação e comprometimento (TCA). A sobreposição com o TCA é muito clara, já que várias fontes concordam que trabalhar para uma vida significativa é um elemento crítico dela. O uso da Logoterapia como complemento à TCC foi diretamente estudado com resultados positivos.

É a necessidade de um significado tão grande que, sem isso, começamos a rachar? O significado, uma vez encontrado, é tão sustentador que pode apoiar as pessoas até mesmo durante a parte mais escura do século 20? Um psicólogo pensava assim e tentava ajudar os outros da melhor maneira possível com esse insight. Embora encontrar um logoterapeuta dedicado possa ser difícil, as idéias de Viktor Frankl ainda podem ser de grande utilidade na terapia e para pessoas de todos os lugares que estão tentando entender tudo.  

Fonte: https://www.pensarcontemporaneo.com/o-medico-que-prescrevia-o-sentido-da-vida-a-seus-pacientes/?fbclid=IwAR1N8Wg2-b_5or212nrW016cZDdhJl_POAtVpYtFR40Emq5UbQ-czJPpgjU

BIGTheme.net • Free Website Templates - Downlaod Full Themes