Qual a diferença entre o cérebro masculino e cérebro feminino? 

 

Há diferenças observáveis sutis entre o ​​cérebro masculino e o feminino, mas exatamente como essas diferenças se traduzem em comportamento é algo até então desconhecido. Tais variações de gênero no cérebro são muitas vezes exagerados e interpretada de forma inadequada, não só pelos meios de comunicação, mas também por cientistas, que acabam reforçando estereótipos e perpetuando mitos.

Alguns teóricos acreditam que as diferenças psicológicas entre homens e mulheres são principalmente devido a influências sociais e culturais enquanto outros argumentam que essas diferenças são em grande parte determinadas por um componente biológico. A realidade é muito mais complexa e cada perspectiva contribui para a solução, mas cada uma tem razão à sua maneira.

O primeiro factor a considerar é a determinação do sexo biológico, o qual é determinado por cromossomos. Dois cromossomos X determinam o sexo feminino, enquanto a combinação XY determina o sexo masculino. Um segundo fator é o gênero que é largamente influenciado pelo processo de socialização. À medida que crescemos, aprendemos as normas da sociedade sobre como homens e mulheres parecem e se comportam; para a maioria das pessoas, sexo e gênero se correspondem, pelos quais inadvertidamente se ajustam ao padrão social estabelecido.

Os cérebros de homens e mulheres são diferentes de maneiras sutis, tais diferenças são, provavelmente, estabelecidas no útero materno, devido aos efeitos dos hormônios sexuais que masculinizam ou feminilizam o desenvolvimento do organismo. Mas ainda não compreende como os hormônios sexuais afetam o desenvolvimento do cérebro, ou como estas diferenças influem posteriormente no comportamento dos gêneros. 

Algumas diferenças entre o cérebro e o comportamento de homens e mulheres:

1. O cérebro do homem é geralmente maior do que as mulheres. Estudos post-mortem mostram que, em média, os cérebros dos homens são entre 10-15 por cento maior do que as mulheres, isso parece acontecer também pelo fato de que os homens são maiores e mais altos do que as mulheres, porém isto não está relacionado as diferenças de inteligência entre os sexos.

2. Os cérebros dos homens tendem a ter uma proporção mais elevada de substância branca, ao passo que o das mulheres tendem a ter maior proporção de matéria cinzenta na maior parte do córtex cerebral, consequentemente seu córtex cerebral é ligeiramente mais espesso do que dos homens e segundo varios estudos tende a ser mais complexa.

3. O hipocampo e amígdala, que é importante na formação da memória e emoções é em média maior nos homens.

4. Outra diferença, esta em uma estrutura chamada de terceiro núcleo intersticial do hipotálamo anterior, é quase duas vezes maior nos homens do que em mulheres, esta estrutura tem sido associada por alguns cientistas com a orientação e identidade de gênero, um estudo constatou que esta estrutura é mais de duas vezes maior do que em homens heterossexuais do que nos homossexuais, assemelhando os mais às mulheres. Estes estudos têm sido criticados pelo pequeno tamanho das amostras, e os resultados não foram confirmados.

5. A nível cognitivo os homens tendem a ser mais agressivos, obtem melhores resultados em tarefas que envolvem habilidades espaciais como a rotação mental, enquanto as mulheres tendem a ser mais empáticas e obter melhores resultados em testes de memória verbal e linguagem.

6. A estrutura e função do cérebro mudam em resposta à experiência, portanto, as diferenças observadas entre os cérebros de homens e mulheres também pode ser devido a diferenças na infância e na socialização. No entanto, até hoje, existem muito poucas pesquisas feitas sobre a forma como os diferentes estilos das crianças podem influenciar o desenvolvimento do cérebro.

7. Uma das hipóteses sustenta que o autismo poderia ser uma forma extrema de perfil cognitivo normal do sexo masculino, que ocorreria como resultado dos elevados níveis de testosterona no útero. Consequentemente, as pessoas com autismo são mais focados em padrões e detalhes finos que nos pensamentos e ações dos outros (empatia). Esta hipótese tem sido usada como uma explicação de por que o autismo é quatro vezes mais comum em homens do que em mulheres, e por que as pessoas com autismo podem destacar em disciplinas como matemática e engenharia.

 

Publicado em em Actualidad Psicologica • 07 de maio de 2014.

Fonte: http://www.actualidadenpsicologia.com/cerebro-masculino-vs-cerebro-femenino-cual-es-la-diferencia/

 

BIGTheme.net • Free Website Templates - Downlaod Full Themes