Sinais de que você está sendo inadequado para seus filhos
Oito sinais de que você está sendo um mau pai com seus filhos
Se pensarmos bem, todos nós somos culpados por uma “má criação” em um momento ou outro. Fomos, então, um mau pai ou mãe em algum momento de nossas vidas. Por exemplo, ficamos presos em nossos telefones, computadores ou outras coisas hoje, enquanto deveríamos estar prestando atenção em nossos filhos. Este e outros exemplos. Todos nós cometemos erros de vez em quando e, embora não existam coisas como "paternidade perfeita", há sinais que indicam em bom tom que algo não está certo com a maneira como estamos criando nossos filhos.
A criação dos filhos é uma habilidade que deve ser praticada com diligência – é um dos trabalhos mais difíceis do mundo criar uma criança sem problemas que é o equilíbrio certo de moral, valores e disciplina. Cada criança é diferente e os pais também. A ideia de criar um filho difere de pai para pai.
Oito sinais de que você está sendo um mau pai com seus filhos
Muitas vezes nos desentendemos quando as pessoas mais velhas dizem que a atual geração de pais não sabe como criar um filho. Vejamos o que lhes faz dizer isso:
Ausência de regras, tudo é uma diversão
Você é muito despreocupado como pai, dando a seus filhos o poder de decidir tudo? Nesses casos, as crianças se tornam donas de si mesmas, vão para a cama tarde, acordam tarde, fazem absolutamente tudo à sua vontade. Devido ao estilo de vida agitado e ambos os pais trabalhando, ninguém faz o trabalho de disciplinar as crianças, pois a vida já é caótica.
Se é assim que seus filhos vivem suas vidas, é isso que eles farão quando visitarem sua tia ou primo. Eles simplesmente não sabem como se comportar corretamente. A disciplina é a única maneira de seus filhos crescerem sabendo o certo e o errado. E os pais precisam trabalhar muito duro para criar filhos que saibam se comportar adequadamente. Haverá momentos em que as crianças testarão os pais quebrando as regras, então os pais precisam estabelecer e comunicar claramente as consequências de quebrar essas regras.
Levantar-lhes a mão
Se você gritar ou bater em seus filhos, eles terão medo de você, vão te detestar e não lhes cairá bem. Em última análise, você estará aumentando a distância. Essa forma de disciplinar é contraproducente na maioria dos casos. Crianças submetidas a castigos físicos podem desenvolver problemas psicológicos durante a adolescência e até se tornarem agressivas. Não importa o que seus instintos digam, ainda assim, não há estudos indicando que haja algum efeito positivo de bater em crianças.
É preciso lidar com as crianças com sensibilidade, bater na criança para discipliná-la não é o caminho. Falar razoavelmente com uma criança pode, em vez disso, impor algum resultado positivo: gritar, bater ou qualquer outra forma de violência verbal ou física simplesmente abrirá o caminho para mais problemas.
Não doar seu tempo
Culpado de ficar grudado na tela do celular quando seu filho pede para você brincar com ele? Recebeu uma ligação oficial e não consegue ouvir seu filho falando sobre o dia dele? Pare! Seus filhos não precisam apenas de comida ou dinheiro de você, eles querem conversar com você, compartilhar suas experiências e, às vezes, eles precisam ouvir suas palavras de conforto. A comunicação é a única coisa que fortalecerá seu relacionamento, não presentes caros.
Você deve ser o pai com quem as crianças querem sair e abraçar, não aqueles que são como caixas eletrônicos. As crianças podem se envolver involuntariamente em comportamentos estranhos para atrair a atenção dos pais. E como Jane Hull coloca perfeitamente: "No final do dia, a chave mais esmagadora para o sucesso de uma criança é o envolvimento positivo dos pais".
Superproteger
Ser protetor de seu filho é uma característica natural – mas você deve conhecer os limites. Os bebês vão adorar a maneira como você defende suas travessuras, no entanto, à medida que envelhecem, isso pode ser visto como restritivo e intrometido. Você projetou que sempre encobrirá seus erros e os protegerá mesmo quando estiverem errados. Eles acabarão por tomá-lo como garantia e desenvolver uma atitude arrogante. Verifique se você é um pai superprotetor.
Moldar um comportamento inadequado
"Todos os dias de nossas vidas, fazemos depósitos nos bancos de memória de nossos filhos." – Charles Swindol.
A maneira como você fala, trata seu parceiro e os mais velhos, se comporta em público, em casa; as palavras que você usa estão sendo absorvidas por seus filhos. Se você costuma abusar de outras pessoas, seus filhos sentem que é assim que eles devem se comportar também. Uma criança olha para seus pais para entender e saber como se comportar – os pais são o primeiro modelo de uma criança.
Ser parcial
É fácil identificar uma criança sendo favorecida em relação a outras. Se você punir ou repreender um menino mais do que outros, então o menino definitivamente vai se machucar. Isso levará a sentimentos de ressentimento e injustiça em relação a você. Isso aparecerá mais tarde na forma de "bocas" à medida que crescem. Eles simplesmente perderão a confiança em você. Mais uma vez, comparar seu filho ou filha com outros também o afetará negativamente e pode simplesmente tornar seu filho incapaz de enfrentar os desafios da vida.
Insultá-las
Rotular as crianças como preguiçosas ou burras e usar essas palavras em público pode prejudicar significativamente uma criança e diminuir sua auto-estima. Da mesma forma, se você criticar os esforços de seu filho ou desprezá-los em comparação com outras realizações, seu filho também poderá desenvolver sentimentos de ciúme e ressentimento.
Realizar todos os desejos
Todo pai quer o melhor para seu filho, e alguns podem permitir quase tudo o que uma criança quer. Você tira sua bolsa no momento em que seu filho fixa os olhos em um brinquedo novo ou em um vestido novo? Espere! Comprar tudo o que seu filho coloca o dedo é novamente um sinal de má paternidade. Essas crianças não entendem o valor do dinheiro. Eles exigirão qualquer coisa de você a qualquer momento, esperando que você os compre, quaisquer que sejam suas circunstâncias. Mesmo depois de crescidas, essas crianças acabam enfrentando desesperadamente problemas financeiros e não conseguem equilibrar as responsabilidades. Às vezes, essa necessidade pode levá-los a roubar, pedir dinheiro emprestado sem pagar, mentir ou ser rude.
Interferir excessivamente
Você salta ao primeiro sinal de que seu filho está em conflito? Você segue seu filho como uma sombra e interfere em tudo? Se você tentar resolver todos os problemas que seu filho enfrenta, você está atrapalhando o desenvolvimento social dele. Eles crescerão muito dependentes de você e não desenvolverão as habilidades necessárias para sobreviver no mundo competitivo. Deixe seus filhos lidarem com as coisas por conta própria, eles são capazes de fazê-lo.
Não confiar neles
Não é incomum que outros se queixem das crianças. Se você acredita nas queixas dos outros mais do que no seu filho, está passando o sinal de que seu filho é um bruto e um mentiroso. Se você fizer ouvidos surdos às explicações e súplicas de seu filho, ele desenvolverá insegurança e poderá se tornar rebelde. Isso significa que eles vão esconder coisas de você e, eventualmente, eles vão parar de se explicar.
Em última análise, cabe aos pais como criar seus filhos para serem cidadãos responsáveis e bons. Na verdade, muitos desses maus traços dos pais têm um impacto irreversível ao longo da vida nas crianças. Cuidado com os sinais acima e evite-os para apoiar sua paternidade. Confie em seus filhos, passe tempo com eles, troque experiências e derrame seu amor sobre eles. Faça a mudança hoje, senão ele terá crescido rapidamente sem que você perceba.
Fonte: https://www.lavidalucida.com/8-signos-de-que-estas-siendo-un-mal-padre-con-tus-hijos.html