Contato com a terra é bom para o cérebro
Micróbios antidepressivos no solo: como a terra pode fazer seu cérebro feliz
Por Revista Saber é Saúde
Foi descoberto que os micróbios do solo têm efeitos semelhantes no cérebro, como o prozac, sem os efeitos colaterais negativos e o potencial de dependência química e abstinência.
Acontece que entrar no jardim e se sujar é um antidepressivo natural devido aos micróbios únicos em um solo orgânico saudável. Trabalhar ou brincar no chão pode torná-lo mais feliz e saudável.
O que jardineiros e agricultores falam há milênios agora é verificável pela ciência. Sentir que seu jardim ou fazenda é seu lugar feliz não é por acaso!
Foi descoberto que o micróbio do solo Mycobacterium vaccae reflete o efeito sobre os neurônios no cérebro que medicamentos como o Prozac podem fornecer, mas sem efeitos colaterais.
A maneira como funciona é que os micróbios “felizes” no solo fazem com que os níveis de citocinas subam, o que leva à produção de mais serotonina.
Essa bactéria é encontrada em solo saudável e, quando os humanos são expostos a ela, o micróbio estimula a produção de serotonina. A serotonina nos faz sentir relaxados e felizes.
Por outro lado, a falta de serotonina tem sido associada a depressão, ansiedade, TOC e distúrbios bipolares.
Alguns estudos em pacientes com câncer demonstraram melhor qualidade de vida e menos estresse quando os pacientes receberam Mycobacterium vaccae.
Os cientistas também testaram o micróbio por injeção e ingestão em ratos e compararam os resultados com um grupo de controle. Eles descobriram que a capacidade cognitiva, menor estresse e melhor concentração foram benefícios notáveis que duraram três semanas.
Os micróbios antidepressivos do Mycobacterium no solo também estão sendo investigados para melhorar a função cognitiva, a doença de Crohn e até a artrite reumatóide.
Agricultores e jardineiros entram em contato com esta bactéria, mantendo contato tópico com ela, inalando-a e colocando-a nas correntes sanguíneas quando apresentam pequenos cortes ou outras vias de infecção.
Portanto, embora o ato físico de jardinagem possa reduzir o estresse e elevar o humor por si só, é fascinante saber que há alguma ciência a acrescentar ao sentimento feliz do jardineiro.
Sem efeitos adversos à saúde causados pelo mycobacterium vaccae e muito a ganhar, você também pode cultivar alguma coisa. Como bônus, você produzirá comida fresca e local ou, pelo menos, algo bonito para cheirar e observar se flores e plantas ornamentais são o que você gosta. Abelhas e outros polinizadores também vão gostar!
Fontes: NCBI – “Identificação de um sistema serotonérgico mesolimbocortical imune-responsivo: papel potencial na regulação do comportamento emocional“, de Christopher Lowry et al., Publicado on-line em 28 de março de 2007 na Neurociência. (Em inglês)
Mente e cérebro/Depressão e felicidade – “A sujeira é o novo Prozac?” por Josie Glausiusz, Discover Magazine, edição de julho de 2007. (Em inglês)
Publicado originalmente em: https://www.revistasaberesaude.com/microbios-antidepressivos-no-solo/