Enfrentando os problemas da gravidez na adolescência

Gravidez na Adolescência 

Quando existe a rejeição familiar perante uma gravidez não planejada, vários problemas passam a interferir no lado emocional da adolescente. Não apenas a rejeição, mas também a insegurança, a ausência do pai da criança e a repressão de pessoas próximas influenciam em todos os transtornos que ela pode vir a enfrentar.

A partir do momento que a hipótese de gravidez torna-se real, todos os conflitos aparecem. A fase mais complexa da vida, rodeada de dificuldades e incertezas, não está suficientemente preparada para a chegada de uma criança. Logo, se existiam perspectivas relacionadas ao pré-vestibular para ingresso na faculdade e entrada no mercado de trabalho, tudo terá que ser revisado.

Muitas vezes as adolescentes acabam optando pelo aborto, opção bastante arriscada e desesperada. Algumas meninas são forçadas pelos pais a tomarem tal atitude drástica, e outras o fazem para omitir o ocorrido da família.

Atualmente, na legislação brasileira, o aborto é considerado uma prática ilegal, excluso os casos de estupro e que ofereçam risco à saúde materna. Várias mulheres utilizam métodos abortivos não autorizados e sem assistência médica. Tais procedimentos geram sérias sequelas psicológicas e físicas como infecções, hemorragias, esterilidade e podem levar à morte.

Nas situações em que a adolescente opta por enfrentar as responsabilidades maternas, existe também as possibilidades de transtornos de caráter social, familiar e pessoal. Na sociedade, a adolescente passa a lidar com olhares tanto compreensivos como repreensivos. Há pessoas que buscam orientar e transmitir experiências de vida com a gestante.

Não é fácil lidar com o nascimento de uma criança em plena adolescência. As transformações dessa fase ainda não puderam ser firmadas em um comportamento adulto. Tanto o pai quanto a mãe adquirem responsabilidades nesse momento. Escola, projetos de vida, objetivos, convívio com amigos, passeios, viagens, tudo isso, na maior parte das vezes, é abandonado em prol da criança que está por vir.

Alguns pais oferecem apoio, conforto e segurança. Outros acham que a melhor solução para o “problema” é a união precoce, por casamento ou não, do casal adolescente. Essa medida não é a mais aconselhada por especialistas, pois tanto a garota quanto o garoto não estão psicologicamente preparados para assumirem tamanhos compromissos.

As preocupações acumuladas associadas à insegurança e ao despreparo emocional, causam sérios problemas ao estado psicológico materno. É bastante comum, em situações como essas, o aparecimento dos sintomas relacionados à depressão no parto. A ausência de perspectiva, coragem e, na maioria dos casos, a incidência de baixa auto-estima alimentam essa doença.

Nesses casos, aconselha-se conversar com amigos, familiares e, sobretudo, com o pai da criança a respeito. Compartilhar ideias com outras mães adolescentes que estejam passando pelo mesmo dilema, auxilia bastante na recuperação. Buscar orientação de um psicólogo para o direcionamento desses conflitos, é bastante válido.

Todavia, existem mães adolescentes que se dedicam com amor e cuidado ao seu filho. A identificação e orgulho por estar gerando uma criança, criam um ambiente propício para uma excelente adaptação. 

Fonte: http://gravidez-na-adolescencia.info/problemas-na-gravidez.html

Gravidez Indesejada na adolescência

Como agir diante da notícia de uma gravidez indesejada? O que devemos fazer quando descobrimos que estamos grávidas e isso não estava planejado? Como lidar com a gravidez indesejada na adolescência?

A liberdade sexual, unida à falta de uma orientação correta no ambiente familiar, conduz ao início precoce da vida íntima sem nenhum conhecimento das conseqüências que isso pode causar na vida das adolescentes, principalmente no momento em que engravidam. Além da gravidez indesejada na adolescência, essa atitude pode levar a jovem a contrair alguma DST grave.

Como é uma gravidez indesejada? Infelizmente, muitas vezes a adolescente ao descobrir que está grávida é rejeitada pelo pai da criança - que acaba por negar a paternidade ou colocar em dúvida a moral da jovem, que em algumas situações também tem dúvida em relação a quem pode ser o verdadeiro pai do seu filho -, e no próprio ambiente familiar. Sem o apoio do parceiro e dos pais, muitas recorrem aos erráticos e ilegais métodos abortivos. Os conceitos sobre gravidez indesejada variam muito entre as famílias, que são essenciais em um momento tão delicado como esse. 

As consequências da gravidez na adolescência

O número de abortos vem crescendo entre as adolescentes, o que é alarmante. As jovens costumam "resolver o problema" depois que ele acontece, quando seria mais responsável prevenir-se para que essa situação acontecesse apenas quando ela estivesse preparada como mulher e como futura mãe. E como dissemos anteriormente, além da gestação, há um imenso risco de contrair DST´s que podem comprometer a saúde e o bem-estar pelo resto das suas vidas. 

Como prevenir gravidez na adolescência

A orientação é sempre a melhor prevenção da gravidez na adolescência. Os danos psicológicos trazem à gravidez na adolescência consequências muito complexas, por isso a importância do diálogo entre pais e filhos.

A gravidez precoce pode afetar o desenvolvimento pessoal da adolescente e também do pai da criança, que acabam abandonando rotinas comuns às suas idades para desempenharem precocemente o papel de pais quando mal saíram ainda dos cuidados dos próprios pais.

Por isso sempre converse com os seus filhos. Conversar é sempre o melhor jeito de explicar à criança e ao adolescente a importância de ser bem informado em questões como essa. E tente agir com o máximo de naturalidade possível, pois é necessário encarar que seu filho cresceu, e que quando você menos esperar ele iniciará sua vida íntima. Negar isso prejudica o diálogo e pode causar sérias consequências mais tarde. 

Para prevenir a gravidez na adolescência, é sempre importante também reforçar e incentivar o uso de preservativos. Além de impedir uma gravidez indesejada e precoce, o uso de camisinha também afasta a possibilidade de contrair DST´s. 

Fonte: https://www.engravidar.blog.br/gravidez-indesejada-na-adolescencia/

BIGTheme.net • Free Website Templates - Downlaod Full Themes