As cidades e as exclusões
Excluídos da cidade: potência e convívio
Com Jaílson de Souza e Silva, doutor em sociologia da educação, fundador do observatório de favelas e diretor geral da Universidade Internacional das Periferias – Uniperiferias
A palestra tratará da cidade como urbe e polis e como os paradigmas da ausência, da hostilidade e da potência sustentam um conjunto diverso de representações que orientam as práticas sociais dos sujeitos na cidade contemporânea. Eles se sustentam em pedagogias específicas: a da “monstrualização” e a da “convivência”, respectivamente e permitem diferentes mobilidades, interações e construções simbólicas da vida na cidade.
Imagens do povo
O objetivo que norteia o trabalho da Escola de Fotógrafos Populares vai além de iniciar jovens no ofício da fotografia e articular seu ingresso no mercado de trabalho. O foco crítico consiste em formar documentaristas fotográficos capazes de desenvolver um trabalho de registro dos espaços populares, re-visitando a história de suas comunidades e estimulando a afirmação de seus vínculos identitários, assim como a legitimação de suas trajetórias de vida no espaço mais amplo da cidade.