O que é o amor?
Amor, mais que um sentimento - Documentário Deutsche Welle (legendas em espanhol)
O que é o amor? O amor é mais do que apenas um sentimento. É um instinto que pode influenciar o cérebro e o corpo. Estudos científicos recentes mostram o quanto o amor pode mudar a vida das pessoas.
O amor não é apenas um assunto na arte, mas também na ciência. Praticamente nenhum outro sentimento pode bloquear a razão humana tanto quanto o amor. Porque o amor é um instinto como comer e beber, é um sentimento primitivo, mas necessário para a sobrevivência. Não é o romance, mas sobretudo a biologia que atrai duas pessoas: o parceiro certo é reconhecido, de uma forma bastante animalesca, pelo cheiro.
Novos estudos têm mostrado que o sentido do olfato, principalmente nas mulheres, influencia significativamente na escolha de seus parceiros. O amor faz as feridas cicatrizarem mais rápido, diminui a freqüência cardíaca e a pressão arterial, reduz a ansiedade e o estresse. Mas também pode adoecer e matar: a chamada síndrome do coração partido é tão perigosa quanto um ataque cardíaco. Amor não é apenas sexo, mas sexo faz o amor florescer entre duas pessoas. A cada toque, o cérebro libera o hormônio oxitocina, que desencadeia um sentimento de amor e carinho.
O hormônio do amor proporciona paixão para os recém-apaixonados, mas também no vínculo com os filhos ou no afeto por um animal de estimação. Torna a vida social possível, tanto em humanos quanto em ratos ou formigas. O amor é basicamente bioquímico e, portanto, não se pode descartar que os pesquisadores um dia criarão uma pílula do amor em laboratório. Este documentário científico mostra de uma forma divertida o que é o amor, o que faz com as pessoas e como se mantém vivo.