A psicoterapia assistida por psicodélicos
EDUARDO SCHENBERG: DROGAS PSICODÉLICAS PODEM SALVAR VIDAS
A psicoterapia assistida por psicodélicos - MDMA, LSD, ayahuasca, cogumelos -, está chegando para ficar. E é bom levá-la a sério. No entroncamento entre os campos da psicologia, da psiquiatria e da neurociência, surge a psicoterapia assistida por psicodélicos. O raciocínio por trás desse tratamento é que a substância ao modificar o estado de consciência permite que o paciente entre em contato com as suas emoções, com as coisas mais antigas, memórias da primeira infância, mecanismos reprimidos.
Isso afeta inclusive a personalidade, modifica os relacionamentos que esse paciente tem e ajuda a tirá-lo de uma condição de transtorno mental, seja o problema-chave um trauma porque houve abuso sexual ou uma depressão crônica que é algo que se arrasta pela sua vida. Não são incomuns os relatos de “um ano de psicoterapia em uma única sessão”. Efeitos colaterais existem, bad trips idem, mas são residuais, principalmente quando comparados ao uso contínuo de determinados medicamentos psiquiátricos.
O que se visualiza daqui para frente serão centenas de clínicas espalhadas pelos EUA, fornecendo tratamentos com psicoterapia assistida por psicodélicos e isso vai ser disruptivo para uma indústria farmacêutica que hoje vende comprimidos antidepressivos e antipsicóticos para uso diário, lucra bilhões de dólares com isso, controla todo um setor de pesquisa, educação médica e científica.
Algumas empresas focadas especificamente em terapias psicodélicas lançaram ações na bolsa em Nova York e estão com seu valuation acima de 1 bilhão de dólares. No Brasil, o Instituto Phaneros acaba de obter autorização para atender até 270 pacientes com diversos transtornos mentais relacionados à pandemia de Covid-19.
Eduardo Schenberg é mestre em psicofarmacologia (UNIFESP) doutor em neurociências (USP) com pós-doutorado no Imperial College London. Estuda e pesquisa substâncias psicodélicas como MDMA, ayahuasca, ibogaína e LSD. É diretor do Instituto Plantando Consciência, uma fundação sem fins lucrativos dedicada a realizar pesquisas científicas com estas substâncias no Brasil e Fundador e Diretor-Presidente do Instituto Phaneros.