A realidade brasileira e a psicologia social
A psicologia em tempos de conciliação, pacificação e silêncio resignado
Neste ciclo condensado e específico sobre a realidade brasileira, abordamos as confluências da ditadura e do desenvolvimento e institucionalização da psicologia (e da psicanálise) no país, da mesma forma que nos debruçamos sobre o que resta da ditadura em nosso país e na psicologia, mesmo após o fim do regime ditatorial.
Nesta live abordamos o desenvolvimento da psicologia e da formação social brasileira, numa longa duração, antes mesmo do golpe e do regime ditatorial militar, e após ele, apontando como a psicologia tem se desenvolvido em tempos de conciliação, pacificação e silêncio resignado, ao passo que hegemonicamente, mesmo nas suas críticas, reproduz tais características.
Teremos a presença de Filipe Boechat. Graduado, Mestrado e Doutorado em Psicologia pela UFRJ. Realizou estágio doutoral na Universitat Autònoma de Barcelona (UAB) e estágio pós-doutoral na Universidade Federal de Goiás (UFG). É Professor Adjunto da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Membro da Diretoria Adjunta de Extensão do Instituto de Psicologia da UFRJ. Coordenador do Grupo de Extensão Popular Ignacio Martín-Baró.