Psicoterapia

Até há pouco tempo havia um preconceito de que a psicoterapia era coisa para "louco". Hoje em dia isto mudou, pois sabemos cada vez mais da importância que tem o fator psicológico em nossas vidas, a psicologia já se faz presente em vários setores da vida como; nas escolas, nas empresas, nas instituições, nas comunidades, além do trabalho clinico individual ou em grupo.

A psicoterapia é um tipo de terapêutica que tem como finalidade proporcionar uma mudança na maneira de pensar, sentir e atuar, sendo realizada em conjunto por um profissional com a formação e habilidades necessárias, geralmente um psicólogo clínico, para facilitar estas mudanças e seu paciente que lhe solicita ajuda para aliviar alguns sintomas que lhe causam algum nível de sofrimento.

 O que faz um psicólogo clínico?

O psicólogo clínico é o profissional que tem uma formação específica para o trabalho com a saúde mental, o que lhe qualifica a poder guiar e acompanhar o desenvolvimento emocional das pessoas, que acaba resultando em uma vida mental mais saudável para elas.

O psicólogo trabalha com pessoas que:

  • Estão passando por uma fase difícil em suas vidas e que lhe causam estresse;
  • Estão insatisfeitas com a própria vida e precisando fazer mudanças sem saber por onde nem como começar;
  • Estão indecisas quanto à escolha de uma profissão;
  • Estão numa fase de grandes transformações como: chegada da adolescência ou da aposentadoria, término de um casamento, perda de pessoas na família, mudança de emprego, de cidade ou pais;
  • Sentem ansiedade ou temores inexplicáveis que desconhecem a causa, nem conseguem controlá-las;
  • Querem se conhecer para poder aproveitar melhor seu potencial ou para lidar melhor com os problemas que a vida lhes coloca.

Como o psicólogo faz isto 

Na escuta de seu paciente o psicólogo se utiliza dos conteúdos verbais e não verbais, e quando necessário conduz seu paciente, por meio do manejo da técnica, aos caminhos do desenvolvimento emocional.

Como os alvos serão atingidos vai depender do problema que o paciente coloque, das metas que queira atingir e em grande medida do modelo teórico seguido pelo psicólogo, uma vez que cada perspectiva psicológica se caracteriza por um conjunto de conceitos e princípios que irão explicar como a mudança ocorre. A característica, o progresso e os objetivos das intervenções são em grande parte determinados pela orientação teórica do profissional. 

A concepção ético filosófica que subjaz à psicanálise, à terapia comportamental ou à perspectiva humanista tem explicações diferentes para cada conduta e definição dos processos de mudança, evidentemente cada profissional vai se identificar mais com uma delas. A versatilidade do psicólogo em dialogar com algumas teorias permite que na pratica sejam adotadas as estratégias e os princípios clínicos que conduzem a uma maior eficácia as psicoterapia. Neste sentido, vários autores são unanimes em concluir que os efeitos das psicoterapias podem ser atribuídas mais aos elementos comuns que elas compartilham do que às técnicas e métodos exclusivos de cada uma delas. 

Você deve pensar em buscar a ajuda de um psicólogo se:

Sente uma sensação prolongada de impotência e tristeza e se, apesar de seus esforços e apoio da família e dos amigos, os seus problemas parecem não melhorar.

Tem dificuldade para realizar suas atividades cotidianas como: não conseguir se concentrar em suas próprias funções no trabalho afetando visivelmente seu rendimento; não conseguir administrar seu tempo, comprometendo sua imagem pessoal ou profissional nos compromissos; não conseguir administrar adequadamente suas finanças.

Se preocupa excessivamente, espera sempre o pior ou encontra-se permanentemente nervoso. 

Suas ações são prejudiciais para si ou outras pessoas, como: estar ingerindo muito álcool, abusando das drogas ou se tornando excessivamente questionador e agressivo.

As pessoas ficam dependentes? 

Um bom profissional não cria a dependência em seus pacientes, pois tem como objetivo o desenvolvimento emocional que faz com que estes ampliem cada vez mais os seus recursos, até chegarem ao ponto de não precisarem mais de uma psicoterapia. 

Qual o investimento?

Nossa característica não é a de trabalharmos com preços fixos, na maior parte das vezes chega se ao preço depois de um acordo entre as partes, chegando a um valor ideal para ambos, para isto existem as entrevistas iniciais onde ambos podem se conhecer e estabelecer os acordos. 

Se você ficou interessado em conhecer melhor este trabalho, ou se já estava querendo começar um processo psicoterapêutico, ou mesmo se quer se dar esta chance, entre em contato! meu consultório está localizado a dez minutos da estação de metrô Ana Rosa, no bairro Vila Mariana, zona sul da capital paulista..

PARA SABER MAIS:

Ver Psicoterapia na Amazon.com

Ieda Porchat (org). As psicoterapias hoje, Summus, São Paulo. 1982.

Ieda Porchat. O que é psicoterapia. Coleção Primeiros Passos. Brasiliense, São Paulo. 1982.

 

BIGTheme.net • Free Website Templates - Downlaod Full Themes